quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nhiiii

Não quero armar-me em Paula Bobone e ensinar boas maneiras e modos adequados de se conversar socialmente. Apesar da Paula Bobone estar para as boas maneiras como o Eládio Clímaco está para os os jogos sem fronteiras, dou-lhe pouca credibilidade. Aliás estas coisas das regras de etiqueta interessam-me pouco. Mas...

Há várias coisas que me irritam. Mais do que isso, há certas coisas que me incomodam de tal forma que me sinto envergonhado só de as ver, mesmo não tendo nada a ver com elas. Um exemplo disso são certos acontecimentos da televisão que são tão incómodos para quem os experimenta que eu próprio sinto um arrepio que me obriga a mudar de canal. Por exemplo se alguém diz ou faz uma barbaridade qualquer ou é demasiado estúpido para estar na TV, fico de tal forma constrangido que tenho de refugiar-me noutro canal e encontrar a protecção intra uterina em programas mais eruditos.

Uma coisa que me irrita mesmo muito são os programas de humor do estilo "Malucos do Riso" ou "Camilo na Segurança Social". O que irrita mais nestes programas são aquelas frases que as personagens dizem sempre que acaba o programa. Todos se lembram dos ícones "Cabecinha Pensadora" ou o "Lá fora tá-se pior... tá-se!!" Eh pá. Nada me incomoda tanto como isto e muitas vezes não me apercebo que o momento disto ser dito está a chegar e não consigo pontapear a tempo a televisão para não ter de ouvir estas coisas. E lá fico eu com o sentimento de vergonha só porque o Guilherme Leite é ridículo.

Mas aquilo que defenitavemente não aguento são as pessoas que utilizam estas e outras frases feitas no seu dia-a-dia como se estivessem a citar Descartes ou Nietzsche. Não aguento. Sinto raiva e vergonha ao mesmo tempo e torna-se insuportável. Odeio frases feitas, apetece-me bater como varas compridas e que fazem "fuuuu" quando cortam o vento. São disso exemplo as seguintes 15 expressões mais a 16ª que é das coisas mais irritantes e infleizmente mundanas que já tenho visto- vou listá-las na esperança que as pessoas as evitem dizer quando estão comigo:

1 - Vá lá vai!
2 - Lá fora tá-se melhor... tá-se!
3 - Certas e determinadas coisas
4 - As desculpas não se pedem, evitam-se
5 - Oh Costa, a vida costa...
6 - Até a barrrraca abana
7 - Tás aqui, tás ali.
8 - Tá bem tá
9 - Ah nanas...
10 - Então não, coração?
11 - Bora nessa, Vanessa?
12 - Cabecinha pensadora...
13 - É pró bujão
14 - Toma lá morangos
15 - Isto é que tá aqui uma açorda...
16 (a cereja no topo do bolo) - Ama quem te ama, não quem te sorri, quem sorri engana, quem te ama sofre por ti! Quem é que inventou esta merda?


De certeza que me estou a esquecer de algumas. Espero contibutos para ir acrescentdando. Vamos fazer do léxico um lugar melhor.

5 comentários:

  1. Este preciso mesmo muito de comentar porque me arrepio até ao infinito com muitas expressões que pessoas "normais" utilizam. Aqui fica o meu top five:
    1º - "aerios" ou "heróis" em vez de euros!
    2º - Don't preocupeides ou qualquer coisa do género entre o inglês e o português
    3º - "foram-se!" em vez de fod...
    4º - Chaiça (nem sei escrever isto) em vez de chiça
    5º - vai lá vai!
    E sei que há outras mas agora não me "lembra" (odeio esta!)por isso quando me lembrar venho aqui dizer.

    ResponderEliminar
  2. É com agrado que me junto a esta luta contra expressões ridículas que me provocam diabólicas enxaquecas. Por agora, deixo só duas:
    - "é a vidding" para "é a vida"
    - "penso eu de que"

    Mas há mais questões que podemos tentar combater: quem é que aguenta ouvir uma conversa em português com laivos da língua inglesa? Qualquer coisa como:

    - A Maria avisou que vai chegar late!
    - Fogo! Estive eu com aquele trabalho todo, why?

    Apetece-me sempre atirar-me aos pescoços dos participantes do diálogo e arrancar-lhes os pêlos do nariz um a um...

    ResponderEliminar
  3. Lembrei-me de mais dois:
    - "miga"!
    - "olá linda!"
    E para acumular às inglesices o granda lol (oral) dá-me cabo da espinal medula!

    ResponderEliminar
  4. "ah pois é, bébé!"

    Tárina

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com tudo o que foi dito até agora, de facto ele há coisas (esta é bera) que não se percebem. Contribuo com as seguintes:

    Vai buscá-la!!
    Taj a ver (em alusão a uma pessoa que passou na televisão e aparentemente é criminosa mas desenvolveu esta expressão extremamente irritante)
    -Ariópes (confesso que não sei se é assim que se escreve), ouvi isto umas quantas vezes e seguidas, contei até 10 para não agredir a pessoa.

    Para já é tudo.

    ResponderEliminar