segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cinema

Faz parte das normas desta casa fazer comentários a filmes e sugerir aos 4 leitores assíduos algumas boas longas metragens que estreiam por essas salas de cinemas cheias de migalhas. Isto apesar das 4 pessoas que lêem esta merda serem as mesmas com as quais eu vou ao cinema. Contudo, na perspectiva de ter mais ciber-espectadores deixo-vos aqui um conselho cinematográfico: levem sempre um agasalho para o cinema porque o ar condicionado anda muito forte.

Ok, deixo-vos outro. Vejam a obra do Clint Eastwood. Sim o mesmo gajo que fazia de policial duro e sem misericórdia. A verdade é que o velho se tornou um realizado e pêras e só lhe saem filmes fenomenais. Aqui fica a minha contribuição em jeito de critica aos filmes que vi dele. Vejam vocês mesmos e critiquem a minha critica que eu depois trato de criticar as vossas criticas bem como ofenderei um pouco os vossos familiares próximos. A critica vai de 0 a 5 estrelas.

"Imperdoável" - Sim, é um filme de cowboys! O Clint mantém o seu estilo de anti-herói mas o que é certo é que resulta bem. O gajo tem perfil disso. Como filme de cowboyada está muito bem conseguido e a história apesar de não ser original é bem contada e um tipo entranha-se naquilo. É um Lucky Luke dos tempos modernos. O Morgan Freeman faz de sidekick do gajo e isso é uma mais valia. Dou 2,5 estrelas!

"Um Mundo Perfeito" - Na minha opinião o primeiro grande filme do Clint, apesar da participação como actor ser fraquinha. O filme é muito bom! Tem o Kevin Costner para quem gosta e conta a história de um presidiário que rapta uma criança testemunha de Jeová. Ficam muito amigos! Um dramalhaço de primeira apanha! Vale bem a pena. Dou 3,5 estrelas

"As pontes de Madison County" - Provavelmente o primeiro grande blockbuster do senhor. É um drama clássico. 90% da mulheres têm este filme como preferido nos perfis de hi5 e isto é algo a ter em consideração. É bom mas para mim há melhores, até porque a Merryl Streep não é uma senhora que se apresente em lado nenhum como "mocinha" em filmes românticos. Odeio-a! Dou 3 estrelas!

Aqui há um espaço temporal em que não vi nenhum filme dele. Apesar de haver alguns. Acho que o Space Cowboy é fixe. Mas não vi.

"Mystic River" - Está em primeiro lugar empatado com outro como o meu preferido! É brutalissimo. A história é surpreendente, dramática e que leva quase toda a gente às lágrimas. É impossível sair indiferente. Sai-se da sala num misto de revolta e de dever cumprido. Não se sabe se havemos de odiar ou adorar as personagens. Isto é excelente. Grandes Sean Penn e Tim Robbins. Dou 4 estrelas.

"Million Dolar Baby" - O menos conseguido dos últimos tempos embora não deixe de ser espectacular. O próprio Clint faz um papelão e retoma a receita de ter o Morgan Freeman com sidekick. Resulta sempre bem. A escolha da Hillary Swank também é óptima e não será por acaso que ganhou o Óscar. É o menos conseguido mas na mesma muito bom! No final é caso para dizer: tudo está bem quando acaba mal! Tem critica social e temas actuais. Para quem gosta destas coisas. Dou 3,5 estrelas!

"As bandeiras dos nossos pais"+ "As cartas de Iwo Jima" - Temos aqui um dois em um! Produção em massa do tio Clint que faz o mesmo filme, sobre a segunda guerra mundial visto do ponto de vista dos americanos e dos japoneses. É genial a ideia apesar dos filmes serem um pouco enfadonhos. No entanto é dinheiro em caixa porque quem vê um, vê os dois. Pessoalmente gostei mais do ponto de vista japonês. Mas deve ser porque gosto da maneira como eles falam. Dou 3 estrelas ao primeiro e 3,5 ao segundo!

"A troca" - Genial! É o que está em primeiro empatado com o do rio. Lindo! É um filmaço mas que não é aconselhável a pessoas sensíveis ou que tenham filhos! Dos melhores filmes que vi em toda a minha carreira. Do mais pequeno e pormenor até ao bolo todo é impressionante. Só ao alcance de um predestinado. Dou 4 estrelas!

"Grand Torino" - A cereja no topo do bolo! Diz-se que é o seu último filme enquanto interprete e pode-se dizer que sai pela porta grande. Mais um golpe de genialidade. Está tudo lá. Do humor ao drama, passando pela critica social e a mudança pessoal! Do mais catita que se tem visto! Dou 4 estrelas.


Só para quem não conhece: o senhor é incapaz de fazer um filme que acabe bem! Mas vale a pena o drama! Remember, always look on dark side of life!

Sem comentários:

Enviar um comentário