Nova doença do século, 40% das pessoas em Portugal já lá andaram ou ainda andam, não sei quê, não sei que mais... Mas o que é a depressão?
É simples, a resposta, não propriamente a coisa em si. Deprimimos quando nos zangamos connosco próprios em vez de nos zangarmos com quem nos faz mal. Deprimimos quando gostamos mais de quem idealizamos do que de nós próprios. Deprimimos porque procuramos sempre alguém que nos compense a falta de quem idealizámos só para não estarmos sozinhos e percebemos que esse alguém não chega nem aos calcanhares da fantasia idealizada. Nada do que o mundo nos dá nunca, é suficiente. Não porque o outro nos dá pouco, até porque muita vezes nos dá muito, mas porque para nós não chega. Temos demasiado pouco para suprir a avidez.
A receita é zangarmo-nos com quem nos fez mal. Auto-protecção! E desidealizarmos o outro no altar. A solução é gostarmos mais de nós do que dos outros. Auto-estimarmo-nos! Quando gostarmos de nós podemos aceitar, sem que nos faça muita confusão, que outros também gostem.
E depois? Depois é deixar que nos dêem tudo o que tiverem para nos dar. E retribuir! E então podemos tirar o sumo do mundo. My my my, It's a Beautiful World - Colin Hay
Atenção T.! Isto não tem nada a ver com aquelas merdas do Carpe Diem, para as quais tenho zero de paciência. Isto é saber estar connosco próprios. Como tu sabes, há quem não saiba. Mas não temos que ter nada com isso, apenas aproveitar o gostinho do gozo que isso dá!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Colin Hay é um Sr.
ResponderEliminar