quinta-feira, 14 de maio de 2009

Rui Reininho

Há pessoas que nasceram com o dom da palavra. Outros nasceram com o dom da estupidez. O Rui Reininho é uma mescla interessante de ambos. O churrilho de trampa que sai da cabeça deste tipo impressiona de tal forma que alguém tinha de fazer ver aos mais desantentos que certas coisas não podem, nem devem, ser ditas. Eis algumas das letras que o gajo faz, claramente, ao calhas:

- Eu bebi, sem cerimónia o chá à sombra uma banheira decorada, num lago de jambu (Ana Lee)- Boas maneiras à parte, cada um bebe o chá como quer, tudo bem. Tudo se complica com a história da sombra que uma banheira, embora decorada, faz algures num lago... de Jambu! Ora, o que é Jambu? O que faz uma banheira, provavelmente com motivos de caça, num sitio que não seja uma casa de banho?

- Asas são para combater, Num lugar infinito no vácuo, Para respirar o ar (Asas) - Bom, aqui passamos da estupidez para a ignorância. Ora vácuo significa precisamente a ausência de ar. Respirar, respirar, se calhar não dá, muito menos o ar, que não existe... no vácuo. Por outro lado para combater usam-se espadas, matracas ou paus. Pode-se andar à luta com as mãos nuas. Com asas não conheço nada.

- Adoro esses ratos de esgoto Que disfarçam ao pilar Como se fossem mafiosos convictos Habituados a controlar (Efectivamente) - Não discuto os gostos de cada um, mas realmente devem ser bastante interessantes os ratos que o Rui conhece. Ora os animais têm a capacidade de disfarçar como se fossem mafiosos. Mas dos convictos. Obviamente a palavra pilar só está presente neste trecho porque é a única no mundo que rima com controlar. Percebe-se e como até faz algum sentido, não faz mal... meu deus!

- Juanita has got a brand new car, I gave her the money, She's been dealing at the bar, And she jumps, "Que maravilla", She's only 15 she's learned a lot, You know what i mean (Hardcore) - Confesso que o título da música me preparou para tudo. Se as outras são como são, uma chamada Hardcore não podia ser coisa simples. Confirma-se. Por onde começar? Em primeiro lugar é de louvar a incursão pelas letras em estrangeiro, logo para começar dedicada a essa puerto riquenha, a Juanita e ao seu carro novo. Mas espera, a Juanita tem 15 anos e um carro novo? Estranho... Mas também não me parece que tenha grandes preocupações legais, já que anda a traficar no bar. E depois salta: que maraviLLa! O pior disto tudo é o Rui referir-se a ela nestes termos: Eh pa, ela só tem 15 anitos, mas sabe-a toda, tás-me a perceber ou quê (piscar de olho maroto)?

- Novos ricos são má sorte (Pronúncia do Norte) - Vocês podiam dizer que estou a descontextualizar e que tou a pôr uma frase solta que até podia fazer sentido lá na música. Toda a gente conhece esta cantiga e sabe que isto não faz sentido nem na música nem em lado nenhum... Não espera, acho que há pessoas para quem as três coisas que dão azar são: gatos pretos, novos ricos e passar por baixo de escadotes.

Sinto que podia nunca mais parar...

- Meio-dia não sejas triste (na mesma música) - "Meio-dia, não sejas triste. Olha-me bem para essa figura rídicula! Põe os olhos no um quarto para a uma, que está ali tão sossegado!"

- 2x3=6 Multiplicar, Somar, Carne P'ra canhão, Despir, Investir (Tirana)- Eh pá. Tenho sérias dificuldades em comentar isto! Eu acho que o gajo aqui resolveu dizer todas as coisas que sabia fazer sozinho: "Ora sei somar, multiplicar, sei vestir-me sozinho, consigo investir como um touro tipo carne pra canhão. É isto". Mas a conta está certa! Muito bem menino Rui! Mais, se todos os cantores fizessem letras com a tabuada acabava-se com o insucesso escolar! À atenção dos senhores das Ciências da Educação.


Não sei se será apenas Rui Reininho este ser bissexual, acho que a vénia que lhe faço diz que é mais, é Rei Reininho! Depois disto mais vale nunca mais crescer! É caso para dizer que a minha banda preferida é o Rui Reininho. Ou que o melhor cantor português é os GNR. Tanto faz, tal como nas letras do Rei.

2 comentários:

  1. miguel, apesar de achar uma certa piada a algumas coisas dos gnr, (ex: precisamente "hardcore" e certamente porque tem a ver com a minha relação com a música) diverti-me imenso com este teu post. Quero mais. Baci
    rita (prima)

    ResponderEliminar
  2. Acho estranho n referires:

    "Anali, Anali
    meu lótus azul
    ópio do povo
    Jaguar perfumado
    tigre de papel..."

    Mas tb entendo que iria gerar demasiada polémica.

    ResponderEliminar