terça-feira, 19 de maio de 2009

Quem é quem... é?

Quem é mais mentiroso?

Pinóquio, Irmã Lúcia, Capitão Roby, Zé Sócrates ou a Lua?

10 comentários:

  1. Sem qualquer dúvida, este globo vai para a Irmã Lúcia, pois se por um lado esteve uma vida inteira a mentir (aguentar um segredo mais de 80 anos não deve ser fácil, mesmo enclausurada num quarto!), por outro, esta foi a mentira que mais impacto causou a nível mundial (milhões e milhões de pessoas acreditam piamente na sua alucinação!).

    A Lua, também poderia ser uma boa candidata, pois em termos temporais, bate a Irmã Lúcia aos pontos, mas analisando o quesito durabilidade falha redondamente, dado que esta já praticamente não engana ninguém.

    Os outros são homens e nenhum homem consegue igualar a qualidade de uma mulher a mentir, por isso são imediatamente excluídos.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do raciocinio do Fred.
    T.

    ResponderEliminar
  3. O Capitão Roby nunca mentiu...comeu tudo aquilo que disse. O Pinóquio não existe. A Lua mente, mas é da sua natureza...e com a doença da mentira não se brinca. O José Sócrates é paneleiro! Portanto, a maior mentirosa é a Irmã Lúcia, a amante de João Paulo II.

    ResponderEliminar
  4. Devo anunciar que o concurso acaba no final da semana, altura em que serão lançados os resultados, classificação final e prémios.

    A resposta do/a T. não será considerada tendo em conta que não vale papaguear. Além disso não sei quem é T.

    ResponderEliminar
  5. Vais se a minha resposta vai ou não ser tida em conta...
    Ó Pai anda cá mandar com o caixoti do lixo ao professor Miguéliiiiiiiii!!!

    T.

    ResponderEliminar
  6. Tenho-me deparado com coisas parvas por esses blogues fora mas esta questão/eleição é do mais patético que tenho visto, revelando alguma da inteligência (ou falta dela) do autor. O mais normal seria não comentar, deixar o circo continuar mas confesso que não sou capaz.
    Vamos lá entrar no espírito da pergunta e desbobinar.

    Começando pelo Pinóquio, figura de histórias infantis, com má reputação e que serve principalmente para alertar as crianças (bom seria que alguns adultos também) do perigo de dizer mentiras e viver mentiras. Como castigo via sempre o seu nariz crescer, sentido figurativo para quem vive em mentira dificilmente a consegue esconder. Como tem o mérito de alertar as crianças para o perigo da mentira não merece ser premiado.

    Irmã Lúcia, adorada por muitos, ridicularizada por outros tantos. Será mentirosa? Terá sonhado? Será o exemplo do mentiroso perfeito que até acredita na sua própria mentira ou podemos acreditar que existem experiências de vida que embora não tenham acontecido tal e qual como nos lembramos, a nossa mente possa acrescentar uma ou outra vírgula e, como tal, valorizar a intensidade do acontecimento? No universo católico jamais será vista como uma mentirosa, devemos no mínimo respeitar!

    O Capitão Roby era de facto um mentiroso, do tipo compulsivo, nasceu com a arte da mentira no corpo e um jeito de galã piroso e labrego. Enganou, usou, aldrabou, extorquiu, fez isto e mais aquilo mas… comum a quase todos os aldrabões, viveu fugido, a saltar de galho em galho, apertado, possivelmente com dificuldade em adormecer e FOI APANHADO. Dificilmente ganha este troféu.

    O Primeiro Ministro é um fraco mentiroso, todos os dias é confrontado com as suas próprias mentiras, nem se esforça muito para as negar pois o povo é inculto e não liga a essas coisas… a crise é que aperta e isso é que tira o sono.

    Pela lógica restaria a Lua para concorrer a esta eleição, pelo menos foi assim que o autor deste tópico quis. Tal como já foi dito, a Lua não mente, tem a sua natureza… next!!!

    Na minha opinião, o prémio (seja ele qual for) deveria ir para o típico, comum e vulgar “Chico esperto”. O das falinhas mansas, o que se acha acima de todos e qualquer um, o típico vigaristazinho que se acha muito esperto, esse que pensa que pode fazer tudo não respeitando os limites e que se safa sempre incólume e depois ainda conta aos amigos numa agradável tertúlia. É com esse que convivemos diariamente, no nosso trabalho, no trânsito, nos negócios, nas relações, nas falsas amizades, entre outros. É com este habitual “Chico esperto” que nos devemos preocupar, afirmar e confrontar. Não é com o Pinóquio, nem com a irmã Lúcia.
    Até porque não é assim tão difícil colocar em sentido o verdadeiro “Chico esperto”, basta estar atento e não menosprezar as tácticas. O pistoleiro normalmente ataca de surra, à má fila e alvos teoricamente mais fracos. É quando a conversa fiada começa a cheirar mal que devemos fazer UM SÓ AVISO! E, depois, partindo do princípio que eles normalmente falham por se acharem os mais espertos, egoisticamente esquecendo a regra básica da inteligência humana: HÁ SEMPRE ALGUÉM MAIS ESPERTO QUE NÓS!, que podemos rematar com outro tipo de solução menos bondosa.

    Esse sim é merecedor deste troféu. É o meu vencedor…venha o prémio!

    ResponderEliminar
  7. Voto no Sócrates
    -Pinóquio mentia mas n é real - existe com um sentido moral no imaginário e no fantástico.
    -Não podemos saber c toda a certeza q a irmã mentia. É uma questão de fé, ainda q eu, pessoalmente, não a tenha.
    -Capitão R. era um grande aldrabão mas é um icone "morto". Já poucos ouvem falar de tal personagem.
    -A lua só mente por causa do nosso alfabeto, inventado sem pensar quais as consequências. Se pensarmos em cirílico, não podemos chamar a lua de mentirosa.

    Sócrates

    ResponderEliminar
  8. Meus amigos,

    A resposta certa é: Irmã Lúcia! A melhor argumentação é a do Fred. Ganhou um fim de semana no algarve! Parabéns. O Nuno acertou igualmente e por isso pode acompanhá-lo.

    Tárina foi desclassifcada por usar meios pouco sérios.

    Cesário errou a resposta

    O Anónimo levou isto demasiado a sério para além de ter sugerido que eu tinha inteligência, algo que é inadmissível a este nível de competição. Merece uma menção honrosa, no entanto e ganha um almanaque do Chico Bento, não do Chico Esperto.

    ResponderEliminar
  9. Para bom entendedor meia palavra basta...

    ResponderEliminar